Últimas Notícias

Nessa sessão, vamos abordar as principais notícias sobre a área marítima sempre atualizado com todas as novidades do setor.

Porto
09 Out

Comunidade portuária defende descentralização dos portos e garantia de obras de infraestrutura

Setor já faz lista de ações a serem pedidas ao novo ministro dos portos

A descentralização da administração dos portos brasileiros e a profissionalização de suas gestões são alguns dos pedidos da comunidade portuária ao novo ministro dos portos, Helder Barbalho. O mesmo ocorre com a garantia de obras de infraestrutura e de segurança a investidores do setor.

Na opinião do consultor portuário Sérgio Aquino, neste primeiro momento após a posse do ministro, é preciso aguardar para saber qual será sua linha em termos de governo. Segundo o especialista, o ministro vai cumprir orientações e é preciso verificar se ele vai ter liberdade de montar equipe e quais serão os direcionamentos que ele dará, “se vai optar por uma gestão profissional e descentralizada ou se ainda haverá influência política”.

Apesar dos esforços do Governo, o consultor portuário não tem grandes expectativas de que o primeiro pacote de arrendamentos portuários seja licitado ainda neste ano.

Para Wilen Manteli, presidente da ABTP (Associação Brasileira de Terminais Portuários), os estudos precisam ser revistos, no entanto, ele acredita que, se esta for a meta do Governo, é possível correr contra o tempo e licitar os terminais ainda neste ano. Manteli, ressalta porém, que existem outras formas de garantir grandes investimentos no setor portuário de forma imediata. Seria por meio da análise dos pedidos de renovação antecipada de contratos de arrendamento e da adequação das concessões firmadas antes de 1993, quando foi promulgada a Lei nº 8.630, a antiga Lei dos Portos. A implantação de novos TUPs (Terminais de Uso Privados) também entra nessa lista.

Fonte: Guia Marítimo

Contato