O aumento da base de novos clientes e o fator pontualidade são alguns dos sinais segundo especialistas
Que a cabotagem é mais competitiva, barata e sustentável todo mundo já sabe. Porém, mesmo diante de todas as qualidades oferecidas pelo modal, muito se fala da pouca aceitação da cabotagem pelas indústrias e empresários do setor de logística, fator esse que segundo a Diretora de Vendas da Mercosul Line, Luiza Bublitz, já mostra resultados diferentes hoje.
Segundo explica a executiva, os fatores: investimento, maior oferta de espaço para armazenagem dessas cargas, pontualidade e maior base de clientes, são alguns dos motivos que levaram a indústria a ter maior confiabilidade no modal. “Eu acho que é um resultado conjunto de todos esses fatores, dos investimentos do lado do armador e também do mercado hoje “comprar” a cabotagem de uma maneira diferente. Se existia alguma dúvida ou receio de utilizar a cabotagem, hoje não há mais. O mercado hoje, se sente tranquilo tanto com relação a frequência de navios, como com o transit time do serviço, e ele já incorporou, na verdade, as vantagens da cabotagem. E eu não estou falando só de um frete mais barato não, estou falando de um custo geral mais barato.”, disse.
Para Bublitz, o ponto mais importante, nesse sentido, justamente mostrando a sustentabilidade e a crescente demanda da cabotagem é o resultado de ter uma base de clientes ativa maior. “A economia está estagnada, o consumo está muito baixo, então o fluxo de cargas de uma forma geral realmente foi afetado, isso na cabotagem, no rodoviário e em todos os modais. Nessa linha, a cabotagem ficando ainda estável esse ano, com provavelmente um saldo positivo no final do ano, em termos de volume e principalmente tendo um saldo muito positivo no termo de clientes, isso é um resultado bem concreto da maior aceitação da cabotagem pelo mercado”, ressalta.
Para ela a questão pontualidade é outro fator muito responsável por essa mudança de confiabilidade por parte dos clientes. “A confiança no planejamento por parte de uma indústria é algo extremamente importante. Se o diretor de logística de uma empresa vai considerar a cabotagem para o seu transporte, o fato dele confiar naquela programação, e o fato dele poder acreditar que a carga dele vai ser entregue na hora agendada faz toda diferença pro cliente”, diz, acrescentando ainda que tal fator pode levar o usuário a aumentar a carga, aumentando assim a participação da cabotagem na cadeia logística. “Hoje nós temos cargas novas começando a embarcar e outras aumentando a sua participação no modal, como é o caso dos alimentos, eletrônicos e da carga refrigerada, por exemplo. Acho que tudo isso é um reflexo da confiabilidade do serviço do modal”, finaliza.
Fonte: Guiamaritimo