Últimas Notícias

Nessa sessão, vamos abordar as principais notícias sobre a área marítima sempre atualizado com todas as novidades do setor.

25 Ago

Porto de Santos terá dragagem retomada nos próximos dias

Retirada de sedimentos do canal vão começar nos trechos 2 e 3 do estuário

A dragagem de manutenção do canal de navegação do Porto de Santos será retomada nos próximos dias. Segundo informações da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), o serviço será realizado pela draga Rotterdam, que já passou por uma fiscalização da Capitania dos Portos de São Paulo.

Os trabalhos de retirada de sedimentos do canal vão começar nos trechos 2 e 3 do estuário, que se estendem da região do Ferry Boat até as torres de energia e desse ponto até as proximidades do Armazém 6, respectivamente.

Essas áreas foram escolhidas pois, no último levantamento batimétrico realizado pela Codesp, no início do mês, pontos com assoreamento foram detectados. Há aqueles com 14,1 metros de profundidade no Trecho 2. Já na direção do Armazém 12, no Paquetá, no Trecho 3, foram encontrados locais com fundura entre 14,4 e 14,5 metros. A medida correta seria de 15 metros.

A prioridade a ser dada a esses locais foi garantida pela diretoria da Codesp, o que impediu que a Autoridade Marítima reduzisse a profundidade oficial do canal, o que levaria a uma diminuição do limite máximo do calado. Com as medidas obtidas na última batimetria, a Marinha iria diminuir o limite de calado para 13 metros. A Rotterdam, que realizará a dragagem, pertence à Van Oord Operações Marítimas, que venceu a licitação para a realização do serviço.

Fonte: Guia Marítimo

Contato