Últimas Notícias

Nessa sessão, vamos abordar as principais notícias sobre a área marítima sempre atualizado com todas as novidades do setor.

BACIA DE SANTOS ATINGE NOVO RECORDE EM PRODUÇÃO DE PETRÓLEO
06 Jul

BACIA DE SANTOS ATINGE NOVO RECORDE EM PRODUÇÃO DE PETRÓLEO

A extração de petróleo na Bacia de Santos atingiu um novo recorde. No dia 27 de junho, a produção chegou a 935,5 mil barris por dia. A Petrobrás divulgou nesta quinta-feira (29) que, juntos, os poços da Bacia de Santos e da Bacia de Campos já representam 40% do volume de petróleo operado pela empresa no país. O anúncio foi feito na sede da empresa em Santos, no litoral de São Paulo. No pré-sal em todo o país, a produção bateu o recorde de 1 milhão de barris por dia.

Em cada poço do pré-sal na Bacia de Santos são extraídos cerca 25 mil barris por dia, uma média alta comparada a outras da indústria. Nove dos dez poços mais produtivos do Brasil estão nesta área. O mais produtivo deles está localizado no campo de Lula e possui uma vazão média diária de 36 mil barris. Ao todo, 52 poços produtores contribuíram para os números recorde.

Em julho de 2014, a produção na área já era de 500 mil barris por dia. A operação pré-sal no país se iniciou em 2006, com a descoberta das jazidas de petróleo na região. A empresa compara os números ao primeiro milhão de barris produzidos pela companhia, marca atingida em 1998 com a contribuição de mais de 8 mil poços.

Atualmente, operam no pré-sal da Bacia de Santos sete sistemas de produção de grande porte que são ligados a plataformas flutuantes que produzem, estocam e exportam petróleo e gás. O custo médio da extração nas bacias vem sendo reduzido, chegando a um valor inferior a US$ 8 por barril no primeiro trimestre deste ano. A média da indústria gira em torno dos US$ 15.

O tempo médio para construção de novos postos também foi diminuido nos últimos anos, passando de aproximadamente 310 dias em 2010 para cerca de 89 nos primeiros meses de 2016. A redução de tempo em 71% significa que novos poços produtivos poderam ser criados nos próximos anos.

No terceiro trimestre deste ano entrará em operação um novo sistema de produção, que será instalado no campo de Lula. A plataforma terá capacidade para processar até 150 mil barris por dia de petróleo. Até 2020, a Pretrobrás estima que 12 novos sistemas de produção serão criados no pré-sal da Bacia de Santos.

Fonte: Do G1 Santos

Contato