Últimas Notícias

Nessa sessão, vamos abordar as principais notícias sobre a área marítima sempre atualizado com todas as novidades do setor.

Porto de Santos amplia participação na balança comercial
04 Abr

Porto de Santos amplia participação na balança comercial

Outro destaque é que, no mês passado, o complexo marítimo foi responsável por 30,7% da balança comercial brasileira. No entanto, as operações com contêineres registraram queda de 7%.

O Porto de Santos registrou mais um recorde mensal. Desta vez, a marca foi obtida com a movimentação de cargas em fevereiro, que somou 9 milhões de toneladas. O volume superou em 5,6% as operações do mesmo mês de 2015, quando 8,5 milhões de toneladas entraram ou saíram do País pelo cais santista.

Outro destaque é que, no mês passado, o complexo marítimo foi responsável por 30,7% da balança comercial brasileira. No entanto, as operações com contêineres registraram queda de 7%. Os números integram o balanço operacional do Porto, divulgado nesta semana.

A movimentação de cargas em fevereiro superou as expectativas da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária. A estatal havia projetado que o volume operado seria o mesmo do segundo mês do ano passado, 8,5 milhões de toneladas.

No acumulado do ano, a movimentação de cargas também marcou um recorde. No primeiro bimestre do ano, a movimentação acumulada foi de 16,8 milhões de toneladas, 5% acima do resultado para o mesmo período de 2015, quando 16 milhões de toneladas foram movimentadas no complexo marítimo.

O resultado do mês foi impulsionado, mais uma vez, pelas exportações. As principais cargas foram os granéis vegetais sólidos – açúcar, milho e o complexo soja (grãos e farelo) – que obtiveram os melhores resultados para o período. Com isso, os embarques de mercadorias pelo Porto registraram recorde mensal de 6,6 milhões de toneladas. O crescimento em relação a fevereiro do ano passado foi de 14,1%.

Entre os produtos embarcados, a alta mais expressiva foi a do milho, 92,5%. No mês passado, 497.796 toneladas da commodity foram escoadas pelo cais santista, enquanto no mesmo período do ano passado, foram 258.575 toneladas.

Em relação ao complexo soja, o crescimento dos embarques foi de 16% e chegou a 2,3 milhões de toneladas. No mesmo mês do ano passado, o volume escoado foi de 2 milhões de toneladas.

Entre os produtos mais exportados, está a celulose, que somou 267,2 mil toneladas embarcadas, um crescimento de 13,7%. Os embarques de sucos cítricos cresceram 30% e atingiram a marca de 187,2 mil toneladas escoadas, enquanto óleo combustível teve queda de 28,5% nos embarques e somou 175,1 mil toneladas.

Os embarques de café em grãos cresceram discretamente, apenas 0,5%, e atingiram 124,3 mil toneladas. O mesmo aconteceu com a gasolina, cujos embarques somaram 87,8 mil toneladas, somente 0,1% a mais do que em fevereiro do ano passado.

Fonte: Atribuna

Contato